Área do Associado

Esqueceu a senha?
Associe-se

Despoluir

Programa Ambiental do Transporte

Origem e Objetivos

O desenvolvimento econômico e social baseou-se, a partir do século 20, no uso crescente de combustíveis fósseis e não-renováveis, como derivados de petróleo, carvão mineral e gás natural. A avaliação do impacto desse progresso desenfreado no meio ambiente ficou restrito muitas vezes, apenas, aos estudos de pesquisadores e cientistas, sem conseqüências práticas.

Agora, com os sinais cada vez mais evidentes do aquecimento global, como a alteração da temperatura média do planeta, a aceleração do derretimento das geleiras, as tempestades, enchentes e secas mais violentas e arrasadoras, torna-se necessária a imediata mobilização de todos, indivíduos, comunidades, nações, governos, entidades e empresas, inclusive do setor de transporte, para minimizar as graves mudanças climáticas em curso.

Diante desse quadro, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) lança o Despoluir, o Programa Ambiental do Transporte, que tem como objetivo promover o engajamento dos empresários do setor, dos transportadores, dos caminhoneiros autônomos, dos taxistas e da sociedade na conservação do meio ambiente, para que atuem na construção de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.

Com o Despoluir, o setor de transporte brasileiro assume sua parcela de responsabilidade na construção de um mundo ambientalmente mais equilibrado, promovendo uma série de ações para atingir tal finalidade.

Segue apresentação do Programa para Maiores esclarecimentos:

Avaliação Veicular Ambiental

Para promover a redução da emissão de poluentes por meio da avaliação veicular, a CNT e o Sest Senat criaram o projeto Redução da Emissão de Poluentes pelos Veículos. O objetivo da iniciativa é a melhoria da qualidade do ar e do uso racional de combustíveis.

Uma coordenação nacional instalada pela CNT e pelo Sest Senat, em Brasília, gerencia o projeto, executado por 20 Federações de Transporte de cargas e de passageiros  -  que possuem equipes técnicas especializadas.

A CNT e o Sest Senat equiparam unidades móveis de avaliação veicular com opacímetros e instrumentos necessários para analisar os pontos críticos que influenciam na emissão de poluentes e no uso racional de combustível dos veículos movidos a diesel.

Como funciona

A avaliação é feita com base nas normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabelecem os critérios e os procedimentos para medição da opacidade dos gases de escapamento para as diferentes categorias de veículos automotores, nacionais e importados.

Os ensaios para medição de opacidade são realizados com base na Norma Brasileira NBR 13.037 – Gás de Escapamento Emitido por Motor Diesel em Aceleração Livre. A opacidade é medida pelo opacímetro, tipo fluxo parcial, de acordo com a ISO11614.

Além de avaliar os veículos, os técnicos do Despoluir:

- Informam sobre procedimentos para preservação da qualidade do combustível durante o recebimento, armazenamento, drenagem dos tanques e rotina padrão de abastecimento;

- Orientam mecânicos sobre a importância da manutenção preventiva, do uso racional de combustível e lubrificantes, bem como o descarte correto de óleos, pneus, baterias, peças, filtros usados;

- Orientam motoristas sobre o meio ambiente e condução econômica.

Selo Despoluir

O veículo que estiver dentro dos padrões de emissão de poluentes recebe o Selo Despoluir.

Benefícios do Projeto

Com a avaliação, consegue-se reduzir a poluição atmosférica provocada por veículos automotores. Ela também é um bom indicativo do estado de manutenção do motor, fator que tem relação direta com as emissões e a eficiência energética.

A menor emissão dos veículos a diesel traz economia de combustível e possibilita um melhor desempenho econômico para empresários de transporte e caminhoneiros autônomos. Melhora, sobretudo, a qualidade de vida da população e a saúde pública, principalmente, nos grandes centros urbanos, onde a concentração de veículos é maior.

O projeto gera benefícios para todos: setor de transporte, governo e sociedade.

Parcerias

Com o objetivo de estabelecer transparência e fortalecer a credibilidade das ações promovidas pelo Projeto, a CNT, o Sest Senat, e as Federações participantes promovem parcerias com instituições como prefeituras, governos estaduais, universidades, institutos e ONGs.

Sistema Nacional de Informações Despoluir

O Sistema Nacional de Informações do Despoluir é um banco de dados que registra todas as avaliações ambientais realizadas pelo projeto Redução da Emissão de Poluentes pelos Veículos. Por meio dele é possível acompanhar, via internet, a evolução dos resultados das empresas e dos veículos avaliados. O acesso aos dados é restrito às Federações participantes do projeto e à Coordenação Nacional do Programa.

A seguir, segue vídeo contendo informações sobre o programa:

 

Agendamento de aferição

Serviço de agendamento disponível somente para associados.

Você é associado? Faça seu login.

Contato

(19) 3781-6200

sindicamp@sindicamp.org.br Fale Conosco

Assine nossa Newsletter

Cadastre-se para receber informações sobre o Sindicamp

Sua empresa é associada ao Sindicamp?

Digite seu email abaixo:

Localização