Área do Associado

Esqueceu a senha?

RNTRC

Nossa Entidade é um agente credenciado da ANTT para o RNTRC (Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas).

Efetue o seu registro, é a sua garantia de transportador.

Obrigatoriedade

Os transportadores que realizam a atividade econômica de transporte rodoviário de cargas no Brasil, por conta de terceiros e mediante remuneração, devem estar registrados no RNTRC, conforme os requisitos da Resolução ANTT nº 3.056, de 12 de março de 2009. As categorias do RNTRC são:

- Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas – ETC;

- Cooperativas de Transporte Rodoviário de Cargas – CTC ,e;

- Transportadores Autônomos de Cargas – TAC.

Por outro lado, a inscrição do Transportador de Carga Própria – TCP é vedada. Caracteriza-se transporte de carga própria quando a Nota Fiscal dos produtos tem como emitente ou como destinatário a empresa, a entidade ou o indivíduo proprietário, coproprietário ou arrendatário do veículo.

Resolução ANTT nº 3.056 na integra

Benefícios

Aos Transportadores: regularização do exercício da atividade por meio da habilitação formal; disciplinamento do mercado; identificação de parâmetros de participação no mercado; conhecimento do grau de competitividade e inibição da atuação de atravessadores não qualificados.

Aos Usuários: maior informação sobre a oferta de transporte; maior segurança ao contratar o transportador; redução de perdas e roubos de cargas e redução de custos dos seguros.

Ao País: conhecimento da oferta do transporte rodoviário de cargas; identificação da distribuição espacial, composição e idade média da frota; delimitação das áreas de atuação (urbana, estadual e regional) dos transportadores; conhecimento da especialização da atividade econômica (empresas, cooperativas e autônomos) e fiscalização da atividade.

Como solicitar

A solicitação de inscrição e manutenção do cadastro no RNTRC será efetuada por meio de formulário eletrônico a ser preenchido por agente da ANTT ou de entidade que atue em cooperação à Agência, na presença do transportador ou de seu representante formalmente constituído.

Requisitos para Inscrição – Empresas e Cooperativas

Requisitos para Inscrição – Autônomos

Munidos dos documentos exigidos compareça a nossa sede, conforme dados abaixo;

Endereço: Rua Adalberto Panzan nº 92 – Nova Aparecida (TIC) Cep: 13069-105 – Campinas/São Paulo.

Atendimento: Segunda a Sexta-feira das 13:00hs às 15:00hs.

Dúvidas: antt@sindicamp.org.br

Consulta pública do Transportador

Para consultar se a sua empresa esta cadastrada, acesse:  http://rn3.antt.gov.br

Infrações e Penalidades

Confira os valores aplicados para cada situação

Solicite seu extrato atualizado do RNTRC

Os campos com * são de preenchimento obrigatório.

sindicamp@sindicamp.org.br Fale Conosco

Assine nossa Newsletter

Cadastre-se para receber informações sobre o Sindicamp

Sua empresa é associada ao Sindicamp?

Digite seu email abaixo: