Eventos debatem cabotagem no Brasil

A cabotagem, que é a navegação marítima pela costa do país, cresceu 3,18% em 2014, segundo dados da Antaq (Agência Nacional de Transporte Aquaviário). No total, o segmento movimentou mais de 211,7 milhões de toneladas. O desenvolvimento e os desafios para garantir a expansão da atividade estarão em debate em dois eventos que ocorrerão em junho e em agosto.

O primeiro será no dia 9 de junho, na Câmara dos Deputados. A audiência pública está sendo promovida pela CAPADR (Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural) e tem o objetivo de discutir a conjuntura nacional relacionada à cabotagem.

A ideia é propor medidas visando à redução do custo do frete, redução da burocracia na contratação do serviço, equiparação de normas e de isenções fiscais sobre frete e combustíveis, incentivo à ampliação da frota. A audiência terá início às 14h30min.

O outro evento é a conferência A Hora da Cabotagem, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de agosto, no hotel Meliá Paulista Business & Convention. A meta é tratar sobre o desenvolvimento do setor, com competitividade. Conforme os organizadores, a logística no Brasil migra para a multimodalidade, com maior uso do transporte aquaviário. E o aumento na demanda não tem sido acompanhado de investimentos em infraestrutura.

Para mais informações, clique aqui.

Natália Pianegonda
Fonte: Agência CNT de Notícias