Área do Associado

Esqueceu a senha?
Associe-se

ÍNDICE ABCR CRESCE 0,9% EM JUNHO

Publicado em 10/07/2019

O índice ABCR de atividade referente a junho de 2019 apresentou crescimento de 0,9% no comparativo com maio, considerando os dados dessazonalizados. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR juntamente com a Tendências Consultoria Integrada.
“Neste mês também é necessária prudência na leitura dos resultados, sobretudo quando comparado ao ano passado”, explica Thiago Xavier, analista da Tendências Consultoria. “Em junho de 2018 os indicadores ainda estavam sob efeito da greve dos caminhoneiros, o que se manifestava principalmente sobre os fracos resultados do fluxo de veículos leves, enquanto o fluxo de veículos pesados já sinalizava maior retorno à normalidade. Por este motivo, àquela época registrou-se: queda de 3,4% do fluxo total (composta pela redução de 7,4% dos veículos leves e alta de 8,7% dos pesados)”, diz ele.
Mantida a comparação mensal dessazonalizada, o índice de fluxo pedagiado de veículos leves aumentou 0,9%, enquanto o fluxo de pesados caiu 0,6%. “Assim, o crescimento interanual no mês de junho de 2019 representa majoritariamente a recomposição do índice após a perturbação do fluxo regular no ano passado, episódio que tende a se normalizar a partir do próximo levantamento”, informa Thiago.
Nos últimos doze meses, o índice total acumula alta de 2,0%, fruto da expansão de 1,5% dos veículos leves e do crescimento de 3,5% dos veículos pesados. A explicação, segundo o analista, é que “no que se refere à dinâmica do indicador mais ligado a atividade econômica, a evolução de maio/19 para jun/19 (extraindo-se os efeitos sazonais) indica trajetória lenta de ganhos do fluxo total ao longo do ano, que engatou crescimento modesto por dois meses (0,9% após 0,3% em maio). Apesar dos resultados positivos, este movimento ocorre em meio a altos e baixos, e condiz com o fraco crescimento da economia ao longo do ano corrente”.

 

Fonte: ABCR e Tendências.

Contato

(19) 3781-6200

sindicamp@sindicamp.org.br Fale Conosco

Assine nossa Newsletter

Cadastre-se para receber informações sobre o Sindicamp

Sua empresa é associada ao Sindicamp?

Digite seu email abaixo:

Localização